Aula sobre Xenofobia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A xenofobia é um tema atual e presente em diversas situações do cotidiano, como em casos de discriminação racial, religiosa ou cultural. É importante que os alunos compreendam a gravidade dessas atitudes e como elas afetam a vida das pessoas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Design Sprint para desenvolver um projeto que combata a xenofobia e promova a inclusão social. Para isso, os alunos irão trabalhar em equipe e utilizarão diferentes habilidades, como criatividade, comunicação e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o que os alunos sabem sobre xenofobia. Em seguida, apresente exemplos de situações em que a xenofobia pode ocorrer, como na escola, no trabalho ou em locais públicos. Para finalizar, explique o objetivo da aula e a metodologia Design Sprint.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo faça um brainstorming de ideias para combater a xenofobia. Eles podem criar cartazes, vídeos, músicas, entre outros. Cada grupo deve escolher a melhor ideia e apresentá-la para a turma. Organize os materiais necessários.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão votar na melhor ideia apresentada pelos grupos e justificar a escolha. Em seguida, os grupos irão se reunir e definir como vão desenvolver a ideia escolhida.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo da ideia escolhida, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Eles podem criar cartazes, maquetes, desenhos, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e receber devolutivas. Em seguida, irão fazer ajustes e apresentar novamente o protótipo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão e síntese sobre o tema, retomando os conceitos apresentados e destacando os pontos mais importantes do debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos
  • Promover a reflexão sobre a importância da inclusão social e combate à xenofobia

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa e nas atividades em grupo
  • Criatividade e originalidade na ideia apresentada
  • Coerência entre a ideia e a mensagem que se deseja transmitir
  • Qualidade do protótipo criado
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação e a importância de combater a xenofobia

Ações do professor

  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades propostas
  • Orientar os alunos na criação dos protótipos
  • Fomentar a reflexão crítica sobre o processo de criação e a importância de combater a xenofobia
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os grupos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa e das atividades em grupo
  • Contribuir com ideias criativas e originais para combater a xenofobia
  • Trabalhar em equipe para desenvolver a ideia escolhida
  • Criar um protótipo de qualidade que transmita a mensagem desejada
  • Refletir criticamente sobre o processo de criação e a importância de combater a xenofobia.