Aula sobre Xenofobia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A xenofobia é um tema atual e relevante, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes. Ela pode estar presente em comentários preconceituosos sobre imigrantes, na discriminação contra pessoas de outras culturas ou na falta de acolhimento a estrangeiros. Nesta aula, será trabalhado o tema da xenofobia por meio da metodologia ativa Design Thinking, em que os alunos irão criar um mapa de empatia, a fim de entender melhor as dores e ganhos das pessoas que sofrem com a xenofobia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da xenofobia, explicando o que é e como ela se manifesta. Em seguida, explique a metodologia ativa Design Thinking e explicar como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e explique que para os alunos que eles irão criar um mapa de empatia sobre a xenofobia, seguindo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as dores e ganhos das pessoas que sofrem com a xenofobia. Peça para criarem uma persona para a atividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as principais dores e ganhos identificados. Organize o tempo e o melhor formato para a apresentação.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo as principais dores e ganhos identificados nos mapas de empatia, a fim de entender melhor os impactos da xenofobia na vida das pessoas.

  5. Etapa 5 - Exemplos

    Apresente exemplos de situações em que a xenofobia se manifesta, como a discriminação contra imigrantes ou a falta de acolhimento a estrangeiros. Os alunos serão convidados a refletir sobre essas situações e a pensar em possíveis soluções para combater a xenofobia.

  6. Etapa 6 - Síntese da aula

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância de combater a xenofobia.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a empatia e a compreensão das dores e ganhos das pessoas que sofrem com a xenofobia.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância de combater a xenofobia e promover a inclusão.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Contribuição significativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de relacionar os exemplos práticos apresentados com o tema da aula.
  • Demonstração de empatia e compreensão das dores e ganhos das pessoas que sofrem com a xenofobia.
  • Reflexão crítica sobre a importância de combater a xenofobia e promover a inclusão.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre os exemplos práticos apresentados.
  • Fazer uma síntese da aula, destacando os principais aprendizados.
  • Estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Contribuir de forma significativa na discussão em grupo.
  • Relacionar os exemplos práticos apresentados com o tema da aula.
  • Demonstrar empatia e compreensão das dores e ganhos das pessoas que sofrem com a xenofobia.
  • Refletir criticamente sobre a importância de combater a xenofobia e promover a inclusão.