Aula sobre Xenofobia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A xenofobia é um tema atual e presente em nosso cotidiano. Ela se caracteriza pelo medo ou aversão às pessoas de outras nacionalidades, culturas ou etnias. A xenofobia pode ser encontrada em situações como a discriminação em empregos, escolas, moradia e em casos extremos, em conflitos violentos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo que aborde o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e formas de combater a xenofobia e o preconceito.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada nesta aula. Divida os alunos em grupos.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos em grupos realizarão uma pesquisa sobre a xenofobia e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. Indique sites e livros para auxiliar na pesquisa. Organize o tempo e estimule a participação de todos.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos, em grupos, criarão um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Os alunos irão utilizar as informações pesquisadas na etapa anterior para desenvolver o jogo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Organize a melhor forma, e o tempo de apresentação.Etapa 5 - Discussão
Após todas as apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre os jogos apresentados e a importância de se discutir a xenofobia e os fluxos migratórios.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre a metodologia aplicada e o que aprenderam durante a aula.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância de se discutir a xenofobia e os fluxos migratórios.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação dos jogos.
- Promover a reflexão e discussão sobre a xenofobia e os fluxos migratórios.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Utilização correta das informações pesquisadas.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação na discussão da turma.
- Reflexão coerente sobre a metodologia aplicada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação.
- Auxiliar na pesquisa dos alunos.
- Conduzir a discussão da turma.
- Estimular a reflexão dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a xenofobia e os fluxos migratórios.
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão da turma.
- Fazer uma reflexão sobre a metodologia aplicada.