Aula sobre Xenofobia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A xenofobia é um tema muito atual e relevante para ser trabalhado em sala de aula, pois é um problema que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. A xenofobia é o medo, a aversão ou o ódio em relação a pessoas estrangeiras, ou a tudo que seja estrangeiro. É importante que os alunos compreendam que a xenofobia é um comportamento discriminatório que pode levar a situações de violência e exclusão social. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a xenofobia e seus efeitos na sociedade, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique o que é xenofobia, utilizando exemplos. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos, que serão as estações. As estações acontecem de modo simultâneo, e o final todos passarão por todas as estações. Explique o tempo e a dinâmica das rotações. Organize e distribua os materiais necessários.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a xenofobia, produzido por uma organização internacional que trabalha com direitos humanos. Após o vídeo, os alunos discutirão em grupo sobre o que viram e ouviram, respondendo a perguntas pre-elaboradas. Um formulário pode ser utilizado.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Texto

    Os alunos lerão um texto sobre a xenofobia, produzido por uma ONG que trabalha com refugiados. Após a leitura, os alunos discutirão em grupo sobre o que leram, respondendo a perguntas pre-elaboradas. Um formulário pode ser utilizado.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Os alunos participarão de um debate sobre a xenofobia, onde terão a oportunidade de expressar suas opiniões e ouvir as opiniões dos colegas. Fornaça uma lista de perguntas para orientar o debate.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente suas conclusões sobre o tema. Em seguida, faça uma síntese geral da aula, destacando os principais pontos discutidos.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Converse com os alunos e oriente uma tarefa de casa, como pesquisar sobre a xenofobia em outros países e trazer, trazendo exemplos. Combine a forma e o prazo para a entrega da tarefa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e debate.
  • Promover a conscientização sobre a importância do respeito à diversidade cultural e étnica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Contribuição para o debate em sala de aula.
  • Capacidade de análise crítica dos textos e vídeos apresentados.
  • Habilidade de síntese e apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões.
  • Fornecer orientações claras sobre as atividades propostas.
  • Sintetizar as conclusões da aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e ler o texto com atenção.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e do debate em sala de aula.
  • Contribuir para a síntese das conclusões da aula.