Aula sobre Xilogravura

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A xilogravura é uma técnica de impressão que utiliza uma matriz de madeira entalhada para criar imagens. É uma técnica muito utilizada na cultura popular brasileira, especialmente no Nordeste, para produzir imagens em cartazes, folhetos e livros de cordel. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a técnica de xilogravura e como ela pode ser aplicada em suas próprias criações artísticas. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam desenvolver suas próprias imagens em xilogravura.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a técnica de xilogravura e mostre exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas próprias experiências com a arte.

  2. Etapa 2 - Exploração (20 minutos)

    Organize os alunos em grupos e oriente que explorem diferentes imagens em xilogravura e discutam as técnicas utilizadas para criá-las. Eles irão compartilhar suas observações com a turma.

  3. Etapa 3 - Criação das imagens em xilogravura (60 minutos)

    Os alunos irão criar suas próprias imagens em xilogravura. Compartilhe as orientações sobre como entalhar a madeira e como imprimir as imagens.

  4. Etapa 4 - Apresentação das imagens (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar suas imagens e discutir o processo de criação. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias observações.

  5. Etapa 5 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e sobre como a técnica de xilogravura pode ser aplicada em suas próprias criações artísticas.

  6. Etapa 6 - Feedback (10 minutos)

    Forneça feedback sobre o trabalho dos alunos e incentive-os a continuarem explorando a técnica de xilogravura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar imagens em xilogravura;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a arte e a cultura;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar diferentes materiais e técnicas para criar arte.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade das imagens criadas pelos alunos;
  • Coerência entre o diário de bordo e as imagens criadas pelos alunos;
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Qualidade técnica das imagens criadas pelos alunos;
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação e sobre a técnica de xilogravura.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica de xilogravura e fornecer exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica;
  • Fornecer orientações sobre como entalhar a madeira e como imprimir as imagens;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Fornecer feedback sobre o trabalho dos alunos e incentivá-los a continuar explorando a técnica de xilogravura.

Ações do aluno

  • Explorar diferentes imagens em xilogravura e discutir as técnicas utilizadas para criá-las;
  • Criar suas próprias imagens em xilogravura;
  • Apresentar suas imagens e discutir o processo de criação;
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e sobre como a técnica de xilogravura pode ser aplicada em suas próprias criações artísticas.