Aula sobre Xilogravura

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A xilogravura é uma técnica de impressão em que se utiliza uma matriz de madeira entalhada. Essa técnica é muito utilizada na cultura popular brasileira, principalmente no nordeste do país, para a produção de cordéis e outras formas de arte popular. Além disso, a xilogravura também é utilizada em obras de arte contemporânea. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a técnica da xilogravura, sua história e seus principais artistas. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a técnica da xilogravura, sua história e seus principais artistas. Convide os alunos a compartilharem suas experiências com a técnica e a expressarem suas expectativas em relação à aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre a técnica da xilogravura e seus principais artistas. Eles poderão utilizar livros, revistas e sites especializados em arte.

  3. Etapa 3 - Brainstorming (20 minutos)

    Os alunos irão realizar um brainstorming em grupo, a fim de identificar possíveis temas para a criação de uma xilogravura. O objetivo é estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação (60 minutos)

    Os alunos irão criar uma xilogravura utilizando a técnica aprendida. Eles poderão utilizar materiais como madeira, gouges, tintas e papel.

  5. Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas xilogravuras para a turma e explicar o tema escolhido e o processo de criação. Professor, estimule a discussão e o debate sobre as diferentes abordagens e técnicas utilizadas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e a importância da técnica da xilogravura na cultura brasileira. Estimule a reflexão crítica e a conexão entre a arte e a sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar processos de criação em artes visuais;
  • Conectar a arte com a cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica da xilogravura;
  • Originalidade e criatividade na escolha do tema e na criação da xilogravura;
  • Coerência entre o tema escolhido e a técnica utilizada;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação e a importância da técnica da xilogravura na cultura brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da xilogravura e sua história;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Orientar os alunos na criação da xilogravura;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o processo de criação e a importância da técnica da xilogravura na cultura brasileira;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Realizar pesquisa sobre a técnica da xilogravura e seus principais artistas;
  • Criar uma xilogravura utilizando a técnica aprendida;
  • Apresentar sua xilogravura para a turma e explicar o tema escolhido e o processo de criação;
  • Refletir sobre o processo de criação e a importância da técnica da xilogravura na cultura brasileira.