Aula sobre Xilogravura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A xilogravura é uma técnica de gravura em que se utiliza uma matriz de madeira para criar uma imagem. Essa técnica é muito utilizada na cultura popular brasileira, principalmente no Nordeste, onde é usada para criar ilustrações de cordel, cartazes e outros materiais impressos. Além disso, a xilogravura também é uma forma de arte muito valorizada, sendo utilizada por artistas renomados em suas obras. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer e experimentar essa técnica, desenvolvendo sua habilidade em artes visuais e criando suas próprias obras.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a técnica da xilogravura e sua importância na cultura popular brasileira. Em seguida, explique como será a metodologia de rotação por estações, dividindo a turma em 3 grupos diferentes, que ocuparão as estações durante 30 minutos para realizar a atividade. Quando o tempo acabar, devem se dirigir à estação seguinte.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Preparação da matriz (40 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão aprender a preparar a matriz de madeira para a xilogravura. Disponibilize as ferramentas necessárias e oriente os alunos sobre como fazer os cortes na madeira para criar a imagem desejada.

    Estação 2 - Impressão (40 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão aprender a técnica de impressão da xilogravura. Disponibilize as tintas e os materiais necessários e orientar os alunos sobre como fazer a impressão da imagem na folha de papel.

    Estação 3 \- Criação de obras (40 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar suas próprias obras utilizando a técnica da xilogravura. Disponibilize os materiais necessários e oriente os alunos sobre como utilizar a técnica para criar suas imagens.


  3. Etapa 3 - Socialização das obras (20 minutos)

    Ao final da atividade, os alunos irão socializar suas obras com a turma, apresentando suas criações e explicando o processo de criação.

  4. Etapa 4 - Reflexão (10 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam, as dificuldades encontradas e as possibilidades de utilização da técnica da xilogravura em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em artes visuais, utilizando a técnica da xilogravura como meio de expressão;
  • Estimular a criatividade e o senso crítico dos alunos, incentivando-os a criar suas próprias obras;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe, por meio da metodologia de rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica da xilogravura;
  • Criatividade e originalidade na criação das obras;
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo;
  • Reflexão crítica sobre a atividade e o processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da xilogravura e sua importância na cultura popular brasileira;
  • Orientar os alunos sobre a preparação da matriz, a técnica de impressão e a criação de obras;
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade e o processo de criação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Utilizar adequadamente a técnica da xilogravura para criar suas obras;
  • Apresentar suas criações e explicar o processo de criação;
  • Refletir criticamente sobre a atividade e o processo de criação.