Aula sobre Xilogravura
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente a técnica da xilogravura e sua importância na cultura popular brasileira. Em seguida, explique como será a metodologia de rotação por estações, dividindo a turma em 3 grupos diferentes, que ocuparão as estações durante 30 minutos para realizar a atividade. Quando o tempo acabar, devem se dirigir à estação seguinte.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Preparação da matriz (40 minutos)Nesta estação, os alunos irão aprender a preparar a matriz de madeira para a xilogravura. Disponibilize as ferramentas necessárias e oriente os alunos sobre como fazer os cortes na madeira para criar a imagem desejada.
Estação 2 - Impressão (40 minutos)
Nesta estação, os alunos irão aprender a técnica de impressão da xilogravura. Disponibilize as tintas e os materiais necessários e orientar os alunos sobre como fazer a impressão da imagem na folha de papel.
Estação 3 \- Criação de obras (40 minutos)
Nesta estação, os alunos irão criar suas próprias obras utilizando a técnica da xilogravura. Disponibilize os materiais necessários e oriente os alunos sobre como utilizar a técnica para criar suas imagens.
Etapa 3 - Socialização das obras (20 minutos)
Ao final da atividade, os alunos irão socializar suas obras com a turma, apresentando suas criações e explicando o processo de criação.Etapa 4 - Reflexão (10 minutos)
Conduza uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam, as dificuldades encontradas e as possibilidades de utilização da técnica da xilogravura em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em artes visuais, utilizando a técnica da xilogravura como meio de expressão;
- Estimular a criatividade e o senso crítico dos alunos, incentivando-os a criar suas próprias obras;
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe, por meio da metodologia de rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da técnica da xilogravura;
- Criatividade e originalidade na criação das obras;
- Participação e colaboração nas atividades em grupo;
- Reflexão crítica sobre a atividade e o processo de criação.
Ações do professor
- Apresentar a técnica da xilogravura e sua importância na cultura popular brasileira;
- Orientar os alunos sobre a preparação da matriz, a técnica de impressão e a criação de obras;
- Conduzir a reflexão sobre a atividade e o processo de criação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Utilizar adequadamente a técnica da xilogravura para criar suas obras;
- Apresentar suas criações e explicar o processo de criação;
- Refletir criticamente sobre a atividade e o processo de criação.