Aula sobre Xilogravura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A xilogravura é uma técnica de gravura em relevo, que consiste em entalhar a imagem em uma matriz de madeira. Essa técnica é muito utilizada na cultura popular brasileira, como na literatura de cordel e na produção de cartazes. Na aula de hoje, vamos explorar essa técnica e suas possibilidades artísticas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar, podemos apresentar exemplos de xilogravuras em livros, cartazes e obras de arte, e discutir como essa técnica é utilizada na nossa cultura.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a técnica da xilogravura e sua história, mostrando exemplos de xilogravuras em livros, cartazes e obras de arte. Os alunos podem fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)

    Disponibilize um vídeo ou material escrito sobre a técnica da xilogravura e suas possibilidades artísticas. Em seguida, oriente que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Organize os alunos em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Você, professor, pode circular pela sala e ajudar os alunos a esclarecer dúvidas e aprofundar suas reflexões.

  4. Etapa 4 - Exemplo prático (30 minutos)

    Se possível, apresente um exemplo prático de xilogravura, mostrando como entalhar a imagem em uma matriz de madeira e como imprimir a imagem em papel. Os alunos podem fazer perguntas e comentários sobre o processo.

  5. Etapa 5 - Produção de xilogravuras (60 minutos)

    Os alunos produzem suas próprias xilogravuras, utilizando as técnicas aprendidas na aula. Disponibilize materiais e orientações para os alunos e ajude\-os a desenvolver suas ideias.

  6. Etapa 6 - Apresentação das xilogravuras (30 minutos)

    Os alunos apresentam suas xilogravuras para a turma, explicando suas ideias e processos de criação. Você, professor, pode fazer comentários e avaliar as produções dos alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Os alunos fazem uma reflexão final sobre a aula, comentando o que aprenderam e como podem aplicar a técnica da xilogravura em suas próprias produções artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais sobre temas artísticos;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre a técnica da xilogravura e suas possibilidades artísticas.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e originalidade das xilogravuras produzidas pelos alunos;
  • Participação e engajamento dos alunos na discussão em grupo e na produção das xilogravuras;
  • Coerência e profundidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da xilogravura e sua história;
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais e na produção das xilogravuras;
  • Fornecer materiais e recursos para os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a técnica da xilogravura e criar um mapa conceitual sobre o tema;
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema;
  • Produzir suas próprias xilogravuras, utilizando as técnicas aprendidas na aula.