Os principais elementos de um mapa

Nesta aula de Geografia, vamos conhecer os principais elementos de um mapa. Vamos l√°? ūüĆŹ


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Quest√£o de m√ļltipla escolha:

    Qual alternativa indica os elementos do mapa de acordo com as seguintes descri√ß√Ķes?

    I. Decodifica os símbolos usados (cores, formas e linhas de diferentes espessuras pra diferenciar ruas e rodovias, por exemplo).

    II. Apresenta o assunto do mapa.

    III. Informa a relação entre o tamanho do espaço real e a redução feita pra representá-lo.

    A) I. Legenda; II. Título; III. Projeção cartográfica.

    B) I. Legenda; II. Título; III. Escala cartográfica.

    C) I. Projeção cartográfica; II. Legenda; III. Orientação.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Sprint:

    Os mapas s√£o uma representa√ß√£o gr√°fica da superf√≠cie terrestre e s√£o utilizados para nos orientar e ajudar a entender a localiza√ß√£o de lugares e a dist√Ęncia entre eles. Eles s√£o amplamente utilizados em nosso cotidiano, desde a navega√ß√£o por GPS at√© a localiza√ß√£o de endere√ßos em aplicativos de entrega. Nesta atividade, os alunos aprender√£o sobre os principais elementos de um mapa e como medir dist√Ęncias na superf√≠cie pelas escalas gr√°ficas e num√©ricas dos mapas. Utilizaremos a metodologia para desenvolver um modelo com 5 etapas: entender, esbo√ßar, decidir, prototipar e testar.

    A atividade ser√° desenvolvida em 5 etapas:

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  4. 4. Gamificação:

    Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa e como medir dist√Ęncias na superf√≠cie pelas escalas gr√°ficas e num√©ricas dos mapas. Os mapas s√£o ferramentas importantes para nos orientarmos e nos localizarmos no espa√ßo. Eles podem ser encontrados em diversas situa√ß√Ķes do nosso cotidiano, como em viagens, na escola, na cidade, entre outros. Para tornar a aula mais din√Ęmica e envolvente, os alunos ir√£o criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, N√≠veis, Esquema de Recompensas, Informa√ß√Ķes para o consumidor final e por qual motivo seu jogo √© engajador e ser√° um sucesso?

    A atividade ser√° desenvolvida em 6 etapas:

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  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A cartografia √© uma ci√™ncia fundamental para a Geografia, pois √© atrav√©s dela que podemos representar a superf√≠cie terrestre em mapas e cartas. Os mapas s√£o ferramentas importantes para a compreens√£o do espa√ßo geogr√°fico e para a localiza√ß√£o de lugares. Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa, como as escalas gr√°ficas e num√©ricas, que nos permitem medir dist√Ęncias na superf√≠cie terrestre. Para tornar a aula mais din√Ęmica e participativa, os alunos ser√£o respons√°veis pela cria√ß√£o de um modelo de avalia√ß√£o por rubrica.

    A atividade ser√° desenvolvida em 6 etapas:

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  6. 6. Rota√ß√£o por esta√ß√Ķes:

    Os mapas s√£o uma forma importante de representar o mundo ao nosso redor. Eles nos ajudam a entender como as coisas est√£o posicionadas e como podemos nos deslocar de um lugar para outro. Nessa atividade, os alunos ir√£o aprender sobre os principais elementos de um mapa e como medir dist√Ęncias na superf√≠cie pelas escalas gr√°ficas e num√©ricas dos mapas. Para isso, os alunos ser√£o divididos em 3 grupos diferentes que ser√£o as esta√ß√Ķes. Cada esta√ß√£o ser√° respons√°vel por uma atividade relacionada ao tema.

    A atividade ser√° desenvolvida em 5 etapas:

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  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    Os mapas s√£o ferramentas importantes para entendermos a geografia do mundo. Eles nos ajudam a localizar lugares, medir dist√Ęncias e compreender as caracter√≠sticas naturais e culturais de uma regi√£o. Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa e como eles s√£o usados para medir dist√Ęncias na superf√≠cie pelas escalas gr√°ficas e num√©ricas dos mapas. Para isso, os alunos ser√£o os protagonistas do seu pr√≥prio aprendizado. Eles ir√£o criar um modelo de Din√Ęmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subt√≥picos.

    A atividade ser√° desenvolvida em 6 etapas:

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  8. 8. Design Thinking:

    Os mapas s√£o ferramentas muito importantes para a Geografia, pois nos ajudam a entender e representar o mundo em que vivemos. Eles s√£o usados para localizar lugares, medir dist√Ęncias, planejar rotas e muito mais. Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa e como eles funcionam. Para isso, os alunos criar√£o um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas pensam, sentem e se comportam em rela√ß√£o aos mapas. Essa atividade ajudar√° os alunos a desenvolver a habilidade de medir dist√Ęncias na superf√≠cie pelas escalas gr√°ficas e num√©ricas dos mapas.
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