Partitura não convencional e o registro sonoro

Na partitura não convencional os registros são aqueles desenhos, figuras, cores e formas que são utilizados de acordo com a conveniência do músico. Vamos conhecer um pouco mais os registros de partituras nessa aula de Arte. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa que apresenta as seguintes informações:

    I. Forma simples pra orientar os dedos do músico ao tocar notas musicais;

    II. Registro dos sons rítmicos, melódicos e harmônicos pra orientar os músicos;

    A) I. Tabuada; II. Clave de sol.

    B) I. Tabuada; II. Partitura.

    C) I. Tablatura; II. Partitura.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A música é uma forma de expressão artística que pode ser explorada de diversas maneiras. Nesta atividade, vamos trabalhar com a partitura não convencional e o registro sonoro. A partitura não convencional é uma forma de registro musical que utiliza símbolos e desenhos para representar os sons produzidos pelos instrumentos. Já o registro sonoro é a gravação dos sons produzidos pelos instrumentos ou pela voz. Essas duas formas de registro são muito importantes para a música contemporânea, pois permitem que os músicos experimentem novas formas de criação e produção musical. Durante a atividade, os alunos vão criar um mapa conceitual sobre o tema, visando explorar e analisar os elementos constitutivos da música.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A música é uma forma de arte que pode ser expressa de diversas maneiras, inclusive por meio de partituras não convencionais e registros sonoros. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar elementos constitutivos da música, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo, por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A música é uma arte que pode ser explorada de diversas formas, e uma delas é por meio da criação de partituras não convencionais e do registro sonoro. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre esses elementos e como eles podem ser utilizados para criar novas composições musicais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Para contextualizar o assunto, podemos citar exemplos de partituras não convencionais, como as utilizadas em músicas eletrônicas ou em trilhas sonoras de filmes. Além disso, podemos mostrar como o registro sonoro pode ser utilizado em diferentes contextos, como em gravações de músicas ou em efeitos sonoros para teatro e cinema.

    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    A música é uma forma de arte que envolve diversos elementos, como altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Nesta atividade, vamos explorar a partitura não convencional e o registro sonoro, que são formas diferentes de registrar e representar a música. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com o tema e seus subtópicos. Essa atividade irá desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    Nesta atividade, os alunos irão explorar a partitura não convencional e o registro sonoro. A partitura não convencional é uma forma de registrar a música que não segue a notação tradicional. Já o registro sonoro é a gravação da música. Esses dois elementos são importantes para a compreensão e criação de novas formas de música.

    Para contextualizar o assunto, o professor pode trazer exemplos de músicas que utilizam partituras não convencionais e registros sonoros, como músicas eletrônicas, trilhas sonoras de filmes e jogos, entre outros. Também pode ser interessante mostrar como esses elementos são utilizados na produção musical atualmente.

    A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso permitirá que os alunos trabalhem de forma colaborativa e criativa, desenvolvendo habilidades importantes como a resolução de problemas e a comunicação.

    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e cultural, e ao longo do tempo, ela tem se transformado e evoluído. Uma das formas de registro sonoro mais comuns é a partitura, que consiste em uma representação gráfica dos sons. No entanto, existem outras formas de registro sonoro que não são convencionais, como a grafia de símbolos, desenhos ou cores. Nesta atividade, os alunos irão explorar essas formas de registro sonoro não convencionais e criar um mapa conceitual sobre o tema. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos para desenvolver o mapa conceitual.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: