Confira todas as metodologias ativas do AprendiZAP:

Eu Ou Mim

Sala de Aula Invertida

Explique aos alunos que o uso correto de "eu" e "mim" é fundamental para uma comunicação eficiente e clara. Mostre exemplos práticos, como "Eu fui ao mercado" e "Ele deu o presente para mim", para que eles possam entender a diferença entre as duas palavras.

Antes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.

_Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._

_Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._

_Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._

_Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._

Eu Ou Mim

Ensino Híbrido

A concordância nominal e verbal é um tema importante e essencial para a escrita e comunicação em Língua Portuguesa. Ao utilizar o pronome "eu", é importante estar no caso nominativo, ou seja, quando ele funciona como sujeito da oração. Já o pronome "mim" deve ser utilizado no caso oblíquo, quando ele funciona como objeto direto ou objeto indireto. Para uma leitura prévia, encaminhe a história abaixo aos alunos, antes do encontro presencial.

Antes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.

_Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._

_Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._

_Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._

_Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._

Sintaxe

Rotação por estações

A sintaxe é uma parte fundamental da Língua Portuguesa. Ela é responsável por organizar as palavras em frases e orações e, assim, determinar o sentido que elas transmitem. É importante entender a sintaxe para evitar erros de interpretação e de produção textual. Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Rotação por estações. Serão formados três grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.

Exemplos práticos:

1\. _"Ela correu rapidamente para alcançar o ônibus."_ - Neste exemplo, "rapidamente" é um advérbio que expressa a maneira como ela correu. Ele modifica o verbo "correu" e indica a velocidade da ação.

2\. _"Eles conversaram calmamente no parque."_ - Aqui, "calmamente" é um advérbio que descreve a maneira como eles conversaram. Ele modifica o verbo "conversaram" e indica a tranquilidade com que ocorreu a conversa.

3. _"O cachorro latiu ferozmente para o intruso."_ - Nesta frase, "ferozmente" é um advérbio que expressa a intensidade com que o cachorro latiu. Ele modifica o verbo "latiu" e indica a forma agressiva da ação.

4\. "Fui ao mercado de manhã cedo para comprar pão fresquinho." - Nesta frase, a locução adverbial "de manhã cedo" desempenha a função de indicar o momento em que a ação ocorreu. Ela modifica o verbo "fui" e fornece informações sobre a circunstância temporal da ida ao mercado.

5\. _"Eles estudaram bastante para a prova."_ - Neste exemplo, "bastante" é um advérbio que expressa a quantidade de estudo realizada. Ele modifica o verbo "estudaram" e indica o grau de intensidade da ação.

Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna

Design Thinking

O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as monarquias mercantilistas da Idade Moderna e como elas buscavam controlar o comércio e a produção de suas colônias. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as motivações e ações dos europeus na época.

Design Thinking

Apresentação do tema

Apresente o tema e explique o que é o Estado mercantilista e como ele surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Serão apresentados exemplos de como essa forma de organização política e econômica pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes.

Criação do mapa de empatia

Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as motivações e ações dos europeus na época do Estado mercantilista.

Discussão em grupo

Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Eles deverão identificar padrões e tendências nas informações coletadas e discutir como essas informações podem ser usadas para entender melhor o Estado mercantilista.

Apresentação dos resultados

Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo. Eles deverão explicar como as informações coletadas no mapa de empatia podem ser usadas para entender melhor o Estado mercantilista.

Gravidez Na Adolescencia

Design Thinking

A gravidez na adolescência é um tema que deve ser abordado com cuidado e sensibilidade, pois envolve questões emocionais e de saúde pública. É importante que os adolescentes entendam os riscos envolvidos em uma gravidez precoce e saibam como se prevenir. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de ISTs.

Exemplo: "Você já deve ter ouvido falar de casos de adolescentes grávidas na escola, ou na vizinhança. Infelizmente, a gravidez na adolescência ainda é um problema de saúde pública no Brasil, o que pode trazer consequências emocionais, sociais e de saúde para os jovens envolvidos. Por isso, é importante que os adolescentes tenham acesso a informações sobre como se prevenir e as consequências de uma gravidez precoce."

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.

2\. Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de ISTs.

3\. Desenvolver habilidades de pesquisa e criação de soluções.