Confira todas as metodologias ativas do AprendiZAP:

Eu Ou Mim

Sala de Aula Invertida

Explique aos alunos que o uso correto de "eu" e "mim" é fundamental para uma comunicação eficiente e clara. Mostre exemplos práticos, como "Eu fui ao mercado" e "Ele deu o presente para mim", para que eles possam entender a diferença entre as duas palavras.

Antes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.

_Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._

_Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._

_Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._

_Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._

Eu Ou Mim

Ensino Híbrido

A concordância nominal e verbal é um tema importante e essencial para a escrita e comunicação em Língua Portuguesa. Ao utilizar o pronome "eu", é importante estar no caso nominativo, ou seja, quando ele funciona como sujeito da oração. Já o pronome "mim" deve ser utilizado no caso oblíquo, quando ele funciona como objeto direto ou objeto indireto. Para uma leitura prévia, encaminhe a história abaixo aos alunos, antes do encontro presencial.

Antes do momento presencial, envie aos alunos o seguinte texto contendo uma história sobre a temática do conteúdo.

_Ana era uma adolescente de 14 anos que sempre teve dificuldades em diferenciar o uso de "eu" e "mim". Ela estava determinada a aprender e começou a pesquisar na internet, mas tudo parecia muito complicado._

_Certo dia, durante uma aula de português, a professora trouxe uma atividade diferente para ensinar a diferença entre os dois pronomes. Ela pediu para que todos se levantassem e formasse um círculo. Em seguida, a professora jogou uma bola para um aluno e pediu para que ele falasse uma frase com o pronome "eu". Depois, o aluno deveria passar a bola para outro colega, que deveria falar uma frase com o pronome "mim". E assim, a bola foi passando de aluno em aluno._

_Ana estava animada e gostou da atividade. Ela conseguiu perceber que quando o pronome se referia ao sujeito da frase, era usado "eu", como em "Eu vou para a escola". E quando se referia ao objeto da frase, era usado "mim", como em "Ele deu o livro para mim"._

_Depois da atividade, Ana se sentiu mais confiante em usar corretamente os pronomes. Ela até começou a revisar suas antigas redações e corrigir os erros que havia cometido. Aprendeu que, apesar de parecer difícil no começo, com prática e dedicação, tudo se torna mais fácil._